Manutenção de uma ETE – Estação de Tratamento de Efluentes

Atuando desde Janeiro de 1995, a SEAGRO está entre as empresas líderes do segmento pela experiência e confiança conquistada junto aos seus clientes. Em nosso currículo constam obras importantes que nos credenciam a atendê-lo.

A obra aqui descrita tem como agentes participantes: a) Cliente: ADM do Brasil, empresa multinacional que no Brasil tem mais de 3300 funcionários e processam e vendem soja, milho e produzem alimentos para animais, além de biocombustíveis, produtos químicos e ingredientes especiais para a indústria; Projetista: OA Engenharia Especial; Fiscalização: Promon Engenharia; e, como Contratante: RPA Construtora.

São duas lagoas que serão reformadas, lagoas 4 e 5. O vídeo em destaque mostra o final da instalação da nova geomembrana na lagoa 5, antes de receber uma camada de concreto sobre o fundo.

Na sequencia apresentaremos a descrição das etapas de atividades, conforme detalhe esquemático ao lado.

Sequência de atividades

Esta era a condição inicial da lagoa após seu esgotamento e sua limpeza, expondo a geomembrana existente no local. Por opção do projetista e cliente, esta geomembrana foi mantida pois o seu descarte controlado geraria custos desnecessários pois sua manutenção no local em nada afetaria a instalação do novo revestimento. Apenas o projeto previa a criação de dezenas de pontos circulares em toda a sua superfície para permitir o escape de gases.

Por nossa solicitação, foi feita toda uma revisão no substrato da lagoa – fundo e taludes – e os locais que apresentaram solapamentos, por conta de antigas infiltrações, foram recompostos.

No fundo da lagoa, sobre a geomembrana existente, foi lançada uma camada de areia média lavada intermediada por uma geogrelha para sua estruturação, fornecida pela OBER. Apenas sobre o fundo da lagoa.

Por fim a instalação da geomembrana de PEAD 2,00 mm fornecido pela NEOPLASTIC seguindo preceitos da NBR 16199. Também foram instalados primeiramente nos taludes em toda a periferia para que, ao final, em última etapa, fosse feita a instalação no fundo. A galeria de fotos abaixo apresentadas mostra a lagoa preparada para receber uma camada de geotêxtil que terá a função de formar uma camada de separação e proteção à camada de concreto que ainda será lançada no fundo da lagoa.

Na continuidade das atividades, iniciou-se a instalação do geocomposto tipo FP (forma pronta) que é formado por uma tela de PEAD entremeada por uma camada de geotêxtil e uma outra camada de um filme de PEAD. Na foto observa-se sua instalação iniciando-se pelos taludes mas ao término desta etapa estará instalado também no fundo da lagoa, formando um corpo único. Sua função é servir para a extravasão dos gases que podem ser formados no fundo da lagoa, levando-os até o topo dos taludes onde existirão aberturas para o escape.

Entre em contato para outras informações que sejam necessárias. Também para sua solicitação de seu orçamento. Através do link ao lado acesse o nosso site e busque a área de contato.

Visite nosso site